13/04/2005

Trabalho de Online - Blogues, wikis e RSS

O mundo das novas tecnologias está em constante evolução, pelo que os termos a ele referentes também têm que estar. Todos os dias aparecem novas palavras para designar novas coisas, principalmente neste meio.
Assim, para todos os interessados, ficam algumas definições dos mais recentes termos utilizados no mundo da informática.

O que são blogues?

Este é um termo que anda nas bocas de todos. É o último fenómeno a nível de interacção de pessoas através da Internet.

Blogue é um diminutivo de weblog. Não há definições consensuais acerca de o que são blogues, mas pode afirmar-se de que se tratam de registos cronológicos que podem ser frequentemente actualizados, de opiniões, factos, emoções, etc. Através deles pode-se estabelecer uma discussão sobre um determinado assunto que o autor queira disponibilizar.

O fenómeno blogue apareceu, na verdade, em 1 de Abril de 1997, data em que foi feito o primeiro post (entrada de texto) num blog. Em Portugal, só em 2002 começou a tornar-se popular. O primeiro blogue português conhecido pertence ao jornalista António Granada e chama-se Ponto Media. Tem já três anos.
Fontes: Sapo

O que são wikis?

Os termos wiki e WikiWiki são utilizados para designar um determinado tipo de colecção de documentos em hiper texto ou o software colaborativo que foi utilizado para a sala criação.

O software permite a edição colectiva dos documentos, usando um singelo sistema e sem que o conteúdo tenha que ser revisado antes da sua publicação, com uma linguagem de marcação muito simples, apenas através da utilização de um navegador web.

Nos wikis tradicionais, aparecem três representações diferentes do texto: o código em HTML, a página resultante do código da sua edição pelo web browser e o código – editado em HTML – que o servidor produziu.
Fontes: Wikipédia

O que é o RSS?

Ainda não há um consenso acerca do significado desta sigla, pelo que se torna interessante o facto de cada site da Internet ser livre para lhe dar a definição que parecer mais correcta ao seu criador, o que torna difícil o esclarecimento.

O RSS é um formato, baseado em XMl, que permite a partilha simples de conteúdos web. Permite também criar e partilhar facilmente conteúdos e integrá-los em portais ou sites da Internet, podendo os seus utilizadores ter acesso facilitado a esses conteúdos, através do seu navegador de Internet ou outras ferramentas.

Alguns dos nomes que se podem atribuir ao RSS são:
· Really Simple Syndication
· Rich Site Summary
· RDF Site Summary
· Rich Site Syndication
· Rich Syndication Standard
Fontes: Caixa Mágica

Sem comentários: