16/06/2005

Trabalho de Online - O Jornalismo Online

O jornalismo online é conhecido por vários outros nomes, tais como webjornalismo, ciberjornalismo, jornalismo electrónico ou jornalismo digital. Este é um tipo de jornalismo que se tem desenvolvido de mãos dadas com a tecnologia da Internet. Inicialmente não passando de simples versões dos jornais impressos disponibilizadas em sítios da Internet, o jornalismo online foi criando o seu espaço e a sua independência, tornando-se em algo completamente à parte das versões impressas.

O webjornalismo tem várias características muito específicas. Uma delas é sem dúvida a instantaneidade. Enquanto que na versão impressa de um jornal, apenas lemos as notícias referentes ao dia anterior à sua publicação, o jornalismo electrónico permite-nos ler a informação mal ela acaba de acontecer. Isto é muito importante para os leitores mais exigentes, que procuram estar informados acerca de tudo o que se passa de novo.

Outra das suas características e a possibilidade de interactividade do leitor. O leitor sente-se tentado a comentar, a dar a sua opinião acerca daquilo que lê, para ser apoiado por outros leitores que pensem o mesmo que ele. Com o jornalismo online, isto tornou-se muito mais fácil e, o melhor, pode acontecer em tempo real. Além disto, a possibilidade de grande armazenamento de informação torna possível consultar facilmente notícias do passado, buscar informações que não são recentes, buscar os antecedentes de qualquer notícia.

O ciberjornalismo tem ainda a grande vantagem de poder fornecer uma informação mais completa e personalizada, que pode ser apoiada por outros suportes multimédia, tais como o áudio, o vídeo, a criação de hiperligações para sítios onde o assunto seja também abordado ou mesmo a utilização de imagens com qualidade infinitamente superior à que se consegue pela impressão.

Apresentando todas estas vantagens no que diz respeito às versões impressas de qualquer jornal, o jornalismo online foi ganhando cada vez mais popularidade entre os ciberbnautas, levando mesmo à criação de alguns jornais que funcionam somente online, como é o caso do Portugal Diário ou o Diário Digital.

Sem comentários: