19/10/2005

Trabalho de Online - Online Journalism Awards

De todos os sites que visitei, o que me pareceu melhor em termos de conteúdo e organização foi o do New York Times.

Na generalidade, os sites de informação tendem a conter o maior número de informação possível, complementada por um sem-número de links e imagens que nos transportam para mais e mais informações e actualizações. Isso pode ter os seus aspectos positivos, mas tem certamente muitos negativos.

Os leitores procuram rapidez e precisão, informação acessível e rápida. O facto de o próprio sítio estar um tanto atravancado de links e imagens pode dificultar a procura da informação pretendida.

Ao contrário do que acontece com a maior pate dos sítios, o do New York Times é um pouco mais organizado que todos, apreesntando um título (que funciona como link para uma informação mais completa) e ainda um pequeno texto introdutório que informa apenas o essencial.

O site do CBS2 Chicago também apresentou uma característica muito específica que é rara à maior parte dos sítios: a disponibilização imediata de imagens relativas a notícias de última hora (ou pelo menos às mais recentes ou à chamada notícia do dia). Isto funciona muito como uma mais valia, já que, como se costuma dizer, uma imagem vale sempre mais do que mil palavras.

Este sítio também está bastante bem organizado, com um destaque no topo para informações como o tempo, as temperaturas e o trânsito da cidade ou fora dela. Proporciona um acesso fácil e rápido à informação, sem excesso de possibilidades.

No que diz respeito aos sítios ligados ao "Student Journalism", o meu voto vai para o Extreme Alaska, já que este utiliza um estilo bastante coloquial, com uma imagem que chama a atenção de quem o visita pela sua beleza, apresentando a informação ao lado, de forma organizada e concisa, e com links para o acesso a uma informação mais completa. O sítio do México está indisponível.

1 comentário:

Anónimo disse...

That's a great story. Waiting for more. » » »